DeCS - Descritores em Ciências da Saúde

O vocabulário estruturado e trilíngüe DeCS - Descritores em Ciências da Saúde foi criado pela BIREME para uso na indexação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios técnicos, e outros tipos de materiais, assim como para ser usado na pesquisa e recuperação de assuntos da literatura científica nas bases de dados LILACS, MEDLINE e outras.

Foi desenvolvido a partir do MeSH - Medical Subject Headings da U.S. National Library of Medicine (NLM) com o objetivo de permitir o uso de terminologia comum para pesquisa em três idiomas, proporcionando um meio consistente e único para a recuperação da informação independentemente do idioma.

O DeCS integra a metodologia LILACS e é um componente integrador da Biblioteca Virtual em Saúde.

Tem como finalidade principal servir como uma linguagem única para indexação e recuperação da informação entre os componentes do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, coordenado pela BIREME, e que abrange 37 países na América Latina e no Caribe, permitindo um diálogo uniforme entre cerca de 740 instituições.

Participa no projeto de desenvolvimento de terminologia única e rede semântica em saúde, UMLS - Unified Medical Language System da NLM com a responsabilidade da atualização e envio dos termos em português e espanhol.

Além dos termos médicos originais do MeSH foram desenvolvidas as áreas específicas de Saúde Pública, Homeopatia, Ciência e Saúde e Vigilância Sanitária.

Os conceitos que compõem o DeCS são organizados em uma estrutura hierárquica permitindo a execução de pesquisa em termos mais amplos ou mais específicos ou todos os termos que pertençam a uma mesma estrutura hierárquica.

O DeCS é um vocabulário dinâmico totalizando 29.490 descritores, sendo destes 24.767 do MeSH e 4723 exclusivamente do DeCS. São acrescentados 1956 códigos hierárquicos de categorias DeCS a 1428 descritores MeSH. As seguintes são categorias DeCS e seus totais de descritores: Ciência e Saúde (218), Homeopatia (1.950), Saúde Pública (3.487) e Vigilância Sanitária (830). O número é maior que o total, pois um descritor pode ocorrer mais de uma vez na hierarquia. Por ser dinâmico, registra processo constante de crescimento e mutação registrando a cada ano um mínimo de 1000 interações na base de dados dentre alterações, substituições e criações de novos termos ou áreas.

Com a criação das BVS, surgiram as estratégias de buscas temáticas para facilitar o trabalho de pesquisa aos temas mais importantes de cada BVS.

A atualização que anualmente o MeSH realiza e também as mudanças que ocorrem nas demais categorias DeCS, exigem a revisão e atualização das estratégias de busca das áreas temáticas da BVS, principalmente quanto a códigos hierárquicos. Assim, é recomendado que o grupo responsável por sua criação assegure-se de que essas estratégias possam ser revisadas anualmente antes de implementá-las. Leia página sobre como revisar estratégias de buscas temáticas.

O vocabulário DeCS está disponível em formato eletrônico mediante solicitação por escrito enviada via correio postal ao Diretor da BIREME, acompanhada da licença de uso, que deverá ser impressa e assinada, incluindo-se identificação pessoal/institucional e descrição da finalidade de uso. Endereço postal:

Diretor
BIREME/OPAS/OMS
Rua Botucatu 862
04023-901 São Paulo, SP

Encontra-se em desenvolvimento o Portal de Terminologias e Classificações em Saúde, iniciativa que visa integrar numa única página as principais fontes da área, para o qual toda sugestão é bem-vinda através do seu link para contato.

Data de atualização: 08/2008